▼
▼
AUTOR: A autoria do Livro de Rute é desconhecida. Uma tradição judaica atribui a autoria a Samuel, porém, alguns rabinos atribuem a autoria a Noemi. Contudo, se as referências a Davi [ Rt 4:17-22 ] são parte integral do livro original, e não um apêndice posterior, então o texto não foi escrito por nenhum dos dois, uma vez que ambos morreram antes de Davi ser coroado rei.
ORIGEM DO NOME: O livro recebe o nome de um dos seus principais personagens, Rute a moabita, cujo nome significa "amizade".
TEMÁTICA: Deus recompensa o viver pela fé. O Livro de Rute nos apresenta a recompensa a quem permanece fiel diante das adversidades da vida. É uma história de fidelidade tanto humana quanto divina. O livro pode ser sintetizado em quatro momentos: a opção pela fé [ Rt 1:1-22 ], o desafio pela fé [ 2:1-23 ], uma reivindicação pela fé [ 3:1-18 ] e um filho em razão da fé [ 4:1-18 ]. Os episódios relatados no Livro de Rute se passam durante o período dos juízes, provavelmente durante a época de Gideão e abrange um período de dez anos.
COMPILAÇÃO: A data é incerta. Algumas evidências indicam que o livro foi escrito durante o reinado de Davi ou de Salomão:
[ Rt 1:1 ] O livro foi escrito após a época dos Juízes.
[ Rt 4:7 ] O narrador explica costumes antigos aos leitores.
[ Rt 4:17-22 ] Menção da genealogia de Davi.
O livro de Rute é composto por 4 capítulos e 85 versículos.
CRONOLOGIA (ESTIMADA) | |
1380 a 1050 a.C. | Os Juízes e os eventos do livro de Rute |
1190 a.C. | Gideão lidera os israelitas |