Versões da Bíblia

GLOSSÁRIO BÍBLICO

Alguns termos ou palavras são encontradas especificamente na bíblia ou se referem à ela. Para melhor compreensão do texto bíblico selecionamos algumas dessas palavras, listadas abaixo em ordem alfabética. Se você precisar de auxílio no significado do alguma palavra, mesmo que não esteja listada abaixo, acesse a página de contato clicando aqui.

ALABASTRO: Pedra branca, pouco resistente, parecida com mármore, empregada em trabalhos de escultura. Também utilizada para fazer vasos e jarros.

ANCIÃOS: A Segunda categoria principal dos membros do Sinédrio eram os anciãos. Esses homens representavam a aristocracia sacerdotal e financeira na Judéia. Leigos distintos dividiam a visão conservadora dos saduceus e davam a assembléia à diversidade de um parlamento moderno. Em algumas passagens, ancião(s) pode designar algum tipo geral de autoridade.

ANGEOLOGIA: Estudo da doutrina dos anjos. A palavra portuguesa anjo possui origem no latim "angelus", que por sua vez deriva-se do grego "angelos". No idioma hebraico, temos "malak". Seu significado básico é "mensageiro".

ANTROPOLOGIA: Estudo da doutrina do homem ou da humanidade. Do grego "anthropos" (homem) e "lógos" (estudo).

APOSTASIA: Abandono da vida religiosa ou sacerdotal, sem autorização superior, quebra de votos. Derivado do grego "apóstasis" (estar longe de).

APÓSTOLO: Palavra derivada do grego que quer dizer "mensageiro". Os doze apóstolos foram pessoas especiais escolhidas por Jesus para acompanhá-lo na Sua caminhada. Em Mateus 19:28 é sugerido que os doze apóstolos estariam representando as doze tribos de Israel, devido ao grande número de judeus que Mateus escrevera.

ARAMAICO: Grupo de dialetos intimamente relacionados com o hebraico e falados na terra de Israel e em outros países do mundo bíblico. Parte do Antigo Testamento foi escrito nesse idioma.

AZORRAGUE: Chicote de cordas trançadas.

CÂNON ou CÂNONE: Termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Significa regra, preceito ou norma. No contexto religioso, é o conjunto de livros considerados de inspiração divina.

CÂNTICO DE ROMAGEM: Eram salmos que entoados pelo peregrinos ao caminharem para o Templo de Jerusalém, para as festas religiosas. Eram uma espécie de hinário para os viajantes saudosos dos pátios do Templo. Quinze Salmos fazem parte desse grupo, os salmos 120 até 134.

CENTURIÃO: Militar de alta patente no exército romano com 100 homens sob seu comando. O tribuno, neste caso, seria um comandante militar.

CÔVADO: Medida de comprimento que foi usada por diversas civilizações antigas. Era baseado no comprimento do antebraço (da ponta do dedo médio até o cotovelo). O côvado era usado regularmente por vários povos antigos, entre eles os babilônios, egípcios e hebreus. O côvado real dos antigos egípcios media 53cm, o dos romanos media 44,5cm e o côvado hebreu media 44,7cm. A arca de noé, por exemplo, tinha "300 côvados de comprimento, 50 de largura e 30 côvados de altura" que, segundo os Engenheiros navais, seriam as dimensões ideais para se ter uma ótima estabilidade, mesmo em águas muito revoltas.

CRISTOLOGIA: Estudo da doutrina de Jesus Cristo.

DIÁSPORA JUDAICA: Expulsão dos judeus de suas comunidades, formando novas comunidades pelo mundo.

DISSENSÃO: Divergência de opiniões, de interesses, de sentimentos; disputas; desavenças.

DOGMA: Ponto mais importante de uma doutrina religiosa que se apresenta como algo indiscutível ou inquestionável.

DOXOLOGIA: Significa “Palavra de glória”, é formada por dois termos gregos: "doxa" que significa glória e "logos" que significa palavra. A doxologia é uma forma de louvor e glorificação para honrar a Deus.

ECLESIOLOGIA: Estudo da doutrina da Igreja. A Eclésia (em grego "ekklesia") era a principal assembléia popular da democracia ateniense na Grécia Antiga. Era a assembléia popular, aberta a todos os cidadãos homens com mais de dezoito anos.

ÉFODE: Estola sacerdotal.

ESCATOLOGIA: Estudo da doutrina dos últimos eventos que precederão a volta de Jesus. É uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano. O termo escatologia origina-se de duas palavras gregas, "éschatos" (último) e "lógos" (estudo).

ESCRIBAS: Os membros mais recentes do Sinédrio eram os escribas e a maioria deles eram fariseus. Eram advogados, profissionais treinados em teologia, direito e filosofia, organizados em grêmios e normalmente seguiam rabinos ou professores célebres. Gamaliel, um escriba famoso do sinédrio, que aparece no Novo Testamento, foi o erudito que instruiu o apóstolo Paulo.

EXEGESE: Contextualização e leitura minuciosa dos textos bíblicos. Se transportar ao passado.

EXORTAÇÃO: Advertência.

FIDEÍSMO: Sistema que se baseia exclusivamente na fé, negando qualquer outra fonte de conhecimento ou razão, até para os fatos mais simples. Fé baseada em crenças ou superstições.

FUNDAMENTALISMO: Criado no início do século XX como reação à interpretação bíblica. A leitura bíblica se torna engessada, onde o texto é interpratado ao pé da letra.

GENTIOS: Para o contexto bíblico, são todas as pessoas que não fazem parte do povo judeu.

GNOSTICISMO: Movimento que surgiu a partir das filosofias pagãs anteriores ao cristianismo que floresciam na Babilônia, Egito, Síria e Grécia (Macedônia). Ao combinar filosofia pagã, alguns elementos da astrologia e mistérios das religiões gregas com as doutrinas apostólicas do cristianismo, o gnosticismo tornou-se uma forte influência na igreja. Antes da vinda de Cristo, o misticismo oriental, o ascetismo, e a astrologia entraram num mundo grego-romano despedaçado pelo temor da morte. O racionalismo confiante cedeu lugar à busca pela salvação.

HAMARTIOLOGIA: Estudo da doutrina do pecado, as suas origens e consequências. Palavra derivada do grego "hamartia" (erro, pecado) e "logós" (estudo).

HERMENÊUTICA: Ciência que interpreta os textos bíblicos e religiosos. Faz um paralelo entre o texto e o cotidiano contemporâneo

HOLOCAUSTO: Palavra derivada do grego "holos" (todo, total) e "kaustos" (queima, queimado). Entre os hebreus, sacrifício em que plantas ou animais eram totalmente consumidos pelo fogo em oferenda à Deus.

ÍMPIO: Pessoa sem fé, pecador, impiedoso, que é contrário à religião, que ofende a moral e a justiça.

INIQUIDADE: Pecado grave, Repetição do mesmo pecado.

LEVIRATO: Quando o marido morria e não deixava herdeiros, a viúva deveria casar-se com o irmão solteiro do falecido. Naquela época morrer sem deixar um herdeiro era humilhante.

LONGANIMIDADE: Palavra traduzida do hebraico para “vagaroso em irar-se”. Ter paciência, indulgência, firmeza de ânimo, coragem, resignação, magnanimidade. Portanto, uma pessoa longânima é animada, disposta, prestativa, sempre disposta a servir de bom grado e que não desanima facilmente.

MAIÊUTICA: A maiêutica socrática ou "técnica de trazer a luz", é um método de aprendizagem no qual se chegava à verdade através de sucessivos questionamentos.

MISTAGOGIA: Palavra de origem grega "mist" (mistério) e "agogia" (conduzir), é o processo de condução ao mistério de Deus.

NAZIREU: O voto de nazireado foi institucionalizado e regulamentado no livro de Números capítulo 6. Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de nao comer carne em muitas circunstâncias.

NECROMANCIA(a): Termo que advém do Grego: "morte" (necro) e "adivinhação (mancia). Uma prática onde o necromante se comunica com os mortos para fins de adivinhação e consultas.

NÉSCIO(a): Imprudente, incopentente, insensato.

OPRÓBRIO: Vergonha, desonra, vexame.

PENTATEUCO: É o nome que tradicionalmente se conhece o grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, os livros da Lei. Trata-se de uma palavra de origem grega que pode ser traduzida do grego por "os cinco rolos".

PERICORESE: Mistério do amor familiar de Deus. Relação da Santíssima Trindade, entre Pai, Filho e Espírito Santo.

PLEONEXIA: Conceito filosófico utilizado no Novo Testamento e nos escritos de Platão e Aristóteles. Corresponde à avareza, desejo insaciável de ter posse ao que pertence aos outros.

PNEUMATOLOGIA: Estudo da doutrina do Espírito Santo. A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus" (respiração ou sopro), que traduzido para o grego temos a palavra "pneuma" e em hebraico "ruach".

PRAGMATISMO: É uma doutrina filosófica que se baseia na verdade do valor prático. Colocar a teoria em prática. Uma pessoa pragmática é aquela que resolve seus problemas de maneira prática, que visa mais soluções do que obstáculos.

PRETÓRIO: Na Roma antiga era a tenda de um general em campanha. Tribunal do pretor e de outros magistrados em Roma. Atualmente representa qualquer tribunal.

PUBLICANO: Encarregado da arrecadação de impostos, mal visto pelo povo.

SEDIÇÃO: Rebelião, revolta.

SEOL: Palavra derivada do hebraico "She'ol" (túmulo, cova ou abismo). No Judaísmo é o local de purificação espiritual ou punição para os mortos, um local o mais distante possível do céu. Traduções inglesas das escrituras hebraicas traduziram de formas variadas o termo "She'ol" por inferno.

SEPTUAGINTA: É a mais antiga tradução da bíblia hebraica para o grego koiné, língua franca do Mediterrâneo oriental pelo tempo de Alexandre, o Grande. A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta (ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a história, teriam completado a tradução em setenta e dois dias. A Septuaginta foi usada como base para diversas traduções da Bíblia.

SICÔMORO: Espécie de figueira brava de raízes profundas e galhos fortes que produz figos de qualidade inferior.

SINÉDRIO: O nome vem do grego "sin" (junto) e "edrio" (sentar). Foi a antiga Assembléia ou Supremo Conselho dos judeus. Também era chamado de Gerusia. Surgiu no século 2 a.C. e perdurou até o ano 66 da era cristã. O sinédrio era composto por três categorias: O Sumo Sacerdote, Os Anciãos e os Escribas. No Novo Testamento, o sinédrio aparece de uma maneira negativa, foram os membros do sinédrio que entregaram Cristo aos romanos para ser julgado.

SOTERIOLOGIA: Estudo da doutrina da salvação humana. A palavra é formada a partir de dois termos gregos "soterios" (salvação) e "logos" (estudo).

SUMO SACERDOTE: O Sinédrio era comandado por um presidente que era conhecido como "o sumo sacerdote". Normalmente os saduceus eram os sumo sacerdotes, que eram os homens mais poderosos do Sinédrio. Um sumo sacerdote era o capitão do templo e o outro supervisionava os procedimentos e comandava o guarda do templo. Os outros serviam de tesoureiros, controlando os salários dos sacerdotes e trabalhadores e monitorando a vasta quantia de dinheiro que vinha através do templo.

TABERNÁCULO: Santuário portátil, onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi, os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, a menorá e demais objetos sagrados. Era composto de três partes: Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos.

TALMUDE: É um livro que define e dá forma ao judaísmo, alicerçando todas as leis e rituais judaicos. O Talmude explica, discute e esclarece o Pentateuco (os cinco livros de Moisés).

TESTAMENTO: Manifestação da vontade de alguém. Na bíblia é a manifestação de Deus para o seu povo. Aliança, pacto, acordo.

ZIMBRO: São árvores ou arbutos do hemisfério norte, cultivadas como ornamentais, para extração da madeira e dos frutos comestíveis, usados na produção de bebidas,perfumes e aromatizantes. Das bagas se faz a genebra, uma espécie de licor.