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AUTOR: Lucas, o médico amado, foi amigo íntimo e companheiro de viagem de Paulo, tanto na evangelização quanto nas prisões [ Cl 4:14 ] e [ 2Tm 4:11 ]. Muitos estudiosos vêem a influência de Paulo nesse evangelho. Lucas tinha muitos contatos pessoais com os apóstolos e outras testemunhas da história do evangelho, isto somado à sua base cultural grega e seu preparo intelectual, capacitaram-no para escrever um evangelho digno de crédito. Lucas é o único autor sagrado do Novo Testamento e da Bíblia que não foi judeu; também escreveu o livro de Atos dos Apóstolos.
TEMÁTICA: Um relato preciso da vida de Cristo, homem perfeito e salvador, conforme testemunhas oculares. Mateus apresentou Jesus como rei messiânico; Marcos, como servo sofredor; e Lucas, como o homem perfeito, cheio de simpatia para com toda a humanidade, salvador de todos os homens, sem distinção de qualquer espécie. Embora os Evangelhos fossem destinados, em última análise, à totalidade da raça humana, parece que Mateus tinha em vista os judeus; Marcos, os romanos; e Lucas, os gregos. Lucas escreveu especialmente para o povo grego, símbolo da cultura, da filosofia, da sabedoria, da educação a fim de apresentar a gloriosa beleza e perfeição de Jesus.
DESTINATÁRIOS: O livro é endereçado a um cristão particular chamado Teófilo [ Lc 1:3 ], cuja identidade é desconhecida. Não há dúvida de que o relato foi dirigido a um vasto círculo de leitores, incluindo os gentios e as pessoas em todas as partes. Esta dedução decorre do fato de que o escritor se esforça para explicar os costumes judaicos, e algumas vezes substitui nomes gregos por hebraicos.
PARTICULARIDADES: É o evangelho da graça universal de Deus e do "Filho do Homem", a biografia de Cristo é mais completa nesse evangelho do que em qualquer outro. Cerca da metade do material deste livro não está nos outros Evangelhos.
COMPILAÇÃO: Esse Evangelho provavelmente foi escrito entre os anos 64 e 70 d.C. É composto por 24 capítulos e 1151 versículos.
CRONOLOGIA (ESTIMADA) | |
37 a 4 a.C. | Herodes reina em Jerusalém |
31 a.C. a 14 d.C. | César Augusto é o imperador romano |
5 d.C. | Jesus nasce em Belém |
4 a 39 d.C. | Herodes Antipas reina na Galiléia e na Peréia |
14 a 37 d.C. | Tibério César é o imperador romano |
25 a 27 d.C. | O ministério de João Batista |
26 a 36 d.C. | Pôncio Pilates é o procurador da Judéia |
27 d.C. | Início do ministério de Jesus na Judéia |
27 a 29 d.C. | O ministério de Jesus na Galiléia |
30 d.C. | Fim do ministério de Jesus na Judéia, Sua crucificação e ressurreição |
CRISTO E OS NECESSITADOS | |
Lc 6:20-23 | As bem-aventuranças |
Lc 7:36-50 | A pecadora que ungiu os pés de Jesus |
Lc 8:1-3 | Maria Madalena |
Lc 10:25-37 | Os samaritanos |
Lc 15:1-2 | Os publicanos e pecadores |
Lc 16:19-31 | Os mendigos abandonados |
Lc 17:11-19 | Os leprosos |
Lc 23:39-43 | O ladrão na cruz |
EVANGELHO DEVOCIONAL, DESTAQUE NAS ORAÇÕES | |
Lc 3:21-22 | No batismo de Jesus |
Lc 4:42-44 | No deserto |
Lc 6:12-16 | Antes de escolher aos discípulos |
Lc 9:28-36 | Na transfiguração |
Lc 11:1-4 | Antes de dizer a oração do Pai Nosso |
Lc 22:31-34 | Por Pedro |
Lc 22:39-46 | No jardim do Getsêmani |
Lc 23:44-49 | Na cruz |
PARÁBOLAS SOMENTE DESSE EVANGELHO | |
Lc 11:5-8 | O amigo à meia-noite |
Lc 18:1-8 | O juiz injusto |
Lc 18:9-14 | O fariseu e o publicano |
A MULHER EM DESTAQUE NESSE EVANGELHO | |
Lc 1:39-45 | Maria e Isabel |
Lc 2:36-38 | A viúva Ana |
Lc 4:16-30 | A viúva de Serepta |
Lc 7:11-17 | A viúva de Naim |
Lc 10:38-42 | Marta e Maria |
Lc 18:1-8 | A viúva e o Juiz iníquo |
Lc 21:1-4 | A oferta da viúva pobre |
Lc 23:27-32 | As filhas de Jerusalém |
VÁRIOS DISCURSOS DE JESUS | |
Lc 5:1-11 | A pesca milagrosa |
Lc 7:11-17 | A ressurreição do Filho da viúva |
Lc 9:28-36 | Referência a Moisés e Elias no monte da Transfiguração |
Lc 17:11-19 | Os dez leprosos |
Lc 19:41 | Cristo chora sobre Jerusalém |
Lc 22:39-46 | O suor como gotas de sangue |
Lc 22:47-53 | A cura de Malco |
Lc 23:8-12 | Cristo perante Herodes |
Lc 23:27-32 | Palavras de Cristo às mulheres de Jerusalém |
Lc 23:39-43 | O ladrão arrependido |
Lc 24:13-35 | O caminho a Emaús |