▼
▼
AUTOR: Tradicionalmente, o Livro tem sido aceito como obra de um só autor, que é o próprio Joel. Os dados sobre o autor são escassos, com exceção do nome de seu pai, Petuel. Enquanto Joel fez considerações proféticas ao povo de Judá (reino do Sul), Elias o fez em Israel (reino do Norte).
ORIGEM DO NOME: O nome Joel era comum no tempo do Antigo Testamento, tem origem no nome hebraico "Yo'el", formado a partir da junção dos elementos "Yahweh" e "El", e significa "Jeová é Deus" ou "o Senhor é Deus". Ele equivale em significado ao nome Elias, que simplesmente inverte a lógica, quer dizer "o Senhor é Jeová".
TEMÁTICA: O tema desse livro é o dia do Senhor e apresenta como pano de fundo a figura de gafanhotos destruidores, demonstrando assim as consequências decorrentes do pecado praticado pelo povo de Israel. Joel inicia seu ministério paralelamente a uma invasão terrível de gafanhotos, que devastou a terra, destruiu as colheitas e trouxe a fome geral. O profeta vê nessa calamidade uma visitação do Senhor e se refere a ela como um tipo do castigo final do mundo o dia do Senhor [ Jl 1:15 ]. Em meio à calamidade, Joel conclama os líderes espirituais a guiar o povo ao arrependimento [ Jl 1:13-14 ]. Havia esperança, caso o povo se arrependesse [ Jl 2:18-27 ]; o povo saberia que Deus estava presente em Israel e que somente Ele é Deus [ Jl 2:27 ]. Esse arrependimento, disse Deus, “removeria as pragas dos gafanhotos e da estiagem e restauraria as bênçãos da chuva, colheitas abundantes e proteçãocontra o inimigo [ Jl 2:19:20 ]. Após o arrependimento, um grande derramamento do Espírito de Deus traria renovação espiritual antes de o “grande terrível Dia do Senhor” [ Jl 2:31 ]. Seria um dia de terror para o pecador e um dia de bênção para os redimidos. Todos os que invocassem o Senhor seriam salvos [ Jl 2:32 ].
COMPILAÇÃO: Não podemos determinar a data da praga dos gafanhotos, a qual constitui o pano de fundo histórico deste livro. Há divergências quanto à data em que foi escrito, embora possamos afirmar que o livro não depende em nada da sua data; sua mensagem se aplica ao homem de nossos dias. As datas prováveis são 830 ou 600 a.C. É composto por 3 capítulos e 73 versículos.
CRONOLOGIA (ESTIMADA) | |
835 a.C. | Joás se torna rei em Judá |
830 a.C. | Uma data provável para o início do ministério de Joel |
722 a.C. | Os assírios escravizam os israelitas |
600 a.C. | Outra data provável para o início do ministério de Joel |
586 a.C. | Jerusalém é destruída pelos babilônicos |