▼
▼
▲
AUTOR: Como em Gênesis, o autor de Êxodo foi Moisés, cujo nome significa "tirado das águas", é a figura central de Êxodo. Ele é o profeta hebreu que liderou os israelitas em sua saída do Egito. Moisés recebeu a revelação das coisas que Deus desejava que ele soubesse através do processo de inspiração do Espírito Santo e comunicou ao povo hebreu, tanto na forma oral como na escrita, esta informação que lhe foi revelada.
ORIGEM DO NOME: O nome hebraico desse livro é "Shemôt". Os tradutores da Septuaginta deram ao livro o título de Êxodo porque narra a saída do povo de Deus do Egito a partir do termo grego "éksodos", que significa "passagem" ou "saída" e do Latim, "éxo" significa "para fora" e "odós" significa "caminho", ficando "para fora do caminho".
TEMÁTICA: Esse livro descreve a história do povo de Israel a partir da morte de José, o nascimento e a criação de Moisés. A ideia central é a saída do povo de Israel do Egito e a redenção pelo sangue. Yahweh não somente livra seu povo da servidão egípcia mediante seu poder manifesto nas pragas, mas também o redime por sangue. Em torno dessa ideia, concentra-se a história de um povo salvo pelo sangue, amparado pelo sangue e tendo acesso a Deus pelo sangue. Com a finalidade de que fosse uma nação santa e um reino de sacerdotes, a nação necessitava de uma revelação de Deus para orientá-los na conduta e no culto de sua nova vida. Deus institui os dez mandamentos. Acusados de pecado pela santidade da Lei, os israelitas sentem a necessidade de purificação. Deus proporciona a eles um sistema de sacrifícios para que pudessem se aproximar Dele e prestar-Lhe culto. Assim, Deus dá a eles o Tabernáculo e ordena o sacerdócio.
PARTICULARIDADES:
A libertação dos hebreus
A viagem até o monte Sinai
O acordo de Deus feito com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas
A construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus
COMPILAÇÃO: Faltam evidências conclusivas quanto à data precisa do êxodo. há duas opiniões principais a respeito desta questão. De acordo com a primeira, o êxodo dataria, mais ou menos, por volta do ano de 1440 a.C., conforme a segunda opinião ocorreu no reinado de Ramsés II, entre 1260 e 1240 a.C., não há dúvida alguma de que os israelitas saíram do Egito no lapso compreendido entre 1450 e 1220 a.C., desse modo, é possível que o livro de Êxodo tenha sido compilado na caminhada pelo deserto. É o segundo livro do Pentateuco, composto por 40 capítulos e 1213 versículos.
CRONOLOGIA (ESTIMADA) | |
1527 a.C. | Nascimento de Moisés |
1446 a.C. | O êxodo |
1445 a.C. | A Lei é revelada no monte Sinai |